O que é um público-alvo?
Então, o que significa público-alvo?
A definição de público-alvo mais simples é que um público-alvo se refere aos seus clientes em potencial ou aos consumidores com maior probabilidade de se interessar e comprar seus produtos e serviços.
Como são definidos os públicos-alvo?
O público-alvo é a chave para desenvolver campanhas personalizadas e mensagens de marketing que ressoarão com os consumidores e os atrairão a comprar seus produtos e serviços. Agora que você sabe a resposta para “O que significa público-alvo?”, vamos falar sobre como eles são definidos.
Você pode distinguir os públicos-alvo por várias características, como:
- Demografia
- Interesses
- Hobbies
- Decisões de compra
Agora que você sabe a resposta para “O que é um público-alvo?” vamos mergulhar mais fundo no público-alvo explorando os diferentes tipos e alguns exemplos para entender completamente como você pode usar o público-alvo para fortalecer suas campanhas de marketing.
3 tipos de público-alvo para conhecer
Quando se trata de públicos-alvo em marketing, existem várias maneiras de distinguir os públicos-alvo. Ao criar suas campanhas de marketing, você pode segmentar consumidores específicos, dependendo do produto ou serviço.
Esse processo de dividir seu público-alvo em diferentes categorias com base em seus interesses ou dados demográficos é chamado de segmentação de clientes .
Você pode usar apenas um ou vários tipos de público-alvo para criar campanhas eficazes. Vamos dar uma olhada em alguns tipos e categorias de público-alvo que você pode usar para distinguir ainda mais seu público-alvo:
1. Demografia
Uma maneira de categorizar seu público-alvo é usando dados demográficos . Esse tipo de público-alvo usa dados demográficos como idade, localização, sexo, renda e educação para categorizar consumidores em potencial.
Com dados demográficos, você pode direcionar suas campanhas de marketing para mulheres jovens entre 18 e 24 anos, homens e mulheres em sua comunidade local ou famílias com renda muito alta.
2. Psicográfico
Você pode categorizar ainda mais seu público-alvo por dados psicográficos .
Esse tipo de dados pode incluir distinguir seu público por suas opiniões, hobbies e paixões. Você pode ver seus filmes e livros favoritos, músicas ou hobbies, como dançar ou correr.
Ao entender os interesses do seu consumidor, você pode desenvolver mensagens de marketing personalizadas que falam de seus hobbies e paixões.
Quando os consumidores visualizam um anúncio sobre algo em que estão pessoalmente interessados ou que evocam algum tipo de emoção, é mais provável que cliquem e façam uma compra. De fato, 77% dos consumidores escolhem, recomendam ou pagam mais por marcas que proporcionam uma experiência personalizada.
3. Intenção de Compra
Categorizar um público-alvo por sua intenção de compra é incrivelmente útil para as empresas segmentarem consumidores que desejam comprar um tipo específico de produto. Ao usar esse tipo de público-alvo, você pode mostrar o valor de seus produtos e serviços para os consumidores que procuram os produtos que você vende.