Branding de marca: aprenda a fortalecer a sua marca
Antes de qualquer coisa precisamos definir o que significa este termo. Branding é uma estratégia de gestão, a fim de posicionar sua marca no mercado e torná-la mais reconhecida, são ações que são realizadas em conjunto com a visão, os valores, e o posicionamento da empresa. Tem por objetivo despertar no cliente ótimas sensações ao se lembrar da sua marca.
Essas sensações ao serem despertadas no cliente, pode criar algumas conexões, mesmo que de forma inconsciente. Já reparou quando se lembra de uma marca, e na mesma hora vem a imagem da empresa, sua logo, as cores, a forma de se posicionar, até mesmo como são feitas as propagandas da marca? Justamente isso que o Branding consegue fazer.
Com a quantidade de concorrentes que existem hoje, além da qualidade dos produtos, e no geral, a competitividade que isso acarreta, aliado a revolução que as redes sociais fizeram com o mercado, para sua empresa se destacar, ela precisará dessas ações.
Qual a diferença entre Marketing digital e Branding?
O Branding é algo ligado a sua marca, ao fortalecimento dela como já dissemos anteriormente, e ele foi criado muito antes do marketing digital. Anos atrás as empresas faziam a divulgação através dos meios convencionais de comunicação como jornais impressos, revistas, e rádio e TV. E através disso, criavam identidade da marca junto aos clientes.
O marketing digital já é a forma com que as empresas comunicam com seus clientes através da internet, da telefonia celular e das grandes mídias digitais. Hoje a grande maioria do público utiliza destes novos meios de comunicação, então não há o que se falar em Branding sem o marketing digital. Eles precisam caminhar juntos.
Vamos agora mostrar algumas dicas de como fazer essa integração:
1 – Criar a estratégia
Esse é o ponto inicial de qualquer tomada de decisão dentro da empresa, ou pelo menos deveria ser. Nunca, mas nunca mesmo tenha ações isoladas em sua corporação. Antes de qualquer coisa crie uma estratégia para te dar o norte para onde ir.
Com ela, quando você for fazer algo, você já saberá porque estará fazendo, para quem estará fazendo, como será feito, e com qual objetivo será assim realizado.
No Branding isso não será diferente, seremos norteados pela nossa estratégia.
2 – Público
Qual público queremos atingir com nossa posição de marca? Será voltado para ambos os sexos? Qual faixa etária? Qual a renda dessas pessoas?
Essas e outras são perguntas a serem feitas quando for estabelecer qual público sua empresa quer atingir.
3 – Expressão ideal
Neste item iremos estabelecer a forma com que vamos conversar com o público que escolhemos. Vai ser uma expressão mais descolada, ou mais séria? Faça pesquisas nesse sentido, para entender como as pessoas que você quer atingir tem costume de se comunicar.
Obs: haverá casos em que seu público poderá ter personas um pouco diferentes.
Ex: A empresa Volkswagen vende veículos, então ela tem clientes que buscam carros para o dia-a-dia e também possui clientes que vivem a vida viajando de Kombi. São situações totalmente distintas.
4 – Canais de comunicação
Aqui estabeleceremos qual será o canal que irá transmitir nossas ideias. Mas antes, devemos avaliar novamente nosso público. Qual canal ele mais utiliza na internet. Através dessa avaliação, saberemos se vamos investir em um web site, um blog, redes sociais como Instagram, Facebook, Twitter. E também definir se utilizaremos o whatsapp para um contato mais direto. E uma outra hipótese é utilizar vários destes canais.
5 – Conteúdo
A escolha do conteúdo é fundamental para a estratégia. Ela será importante para o estabelecimento do contato entre as duas partes. É importante não sair do conteúdo principal para não haver uma debandada de clientes.
6 – Identidade visual
Deixamos esse item por último pois entendemos, que primeiro deve-se definir seu público e a forma de se comunicar com ele, para posteriormente criar essa identidade visual que irá angariar a atenção dele.
Aqui iremos escolher a logo, suas cores, e ainda estabelecer um padrão visual. Por mais simples que possa ser, sua logo precisa transmitir exatamente os valores de sua marca.
Crie um manual da sua marca e estabeleça uma unidade de estilo, a fim de criar uma unidade , um padrão nas suas redes sociais.
Espero que tenhamos conseguido criar esse interesse na profissionalização da sua marca. Destaque-se nesse mercado tão competitivo! Boa sorte.