Marketing digital versus feiras: O que é marketing de feiras?
Antes de mergulharmos em uma comparação de feiras x marketing digital, vamos discutir as definições de cada um para entender melhor o que são e como funcionam.
Uma feira comercial , ou às vezes também chamada de exposição comercial ou feira comercial, é um evento que reúne membros de uma determinada indústria para exibir, demonstrar e discutir seus produtos e serviços mais recentes.
O local da feira geralmente oferece um espaço para as empresas exporem seus produtos e marcas, e algumas feiras têm palestrantes convidados, prêmios e workshops.
As feiras de negócios podem ser uma excelente maneira de comercializar seus produtos e serviços, bem como fazer contatos com outras empresas do seu setor. Você também pode se conectar com novos clientes em potencial, fornecedores e distribuidores, influenciadores e a mídia.
Marketing digital versus feiras: 4 principais benefícios do marketing de feiras
Agora que você já sabe quais são as definições de feiras versus marketing digital, vamos mergulhar nos benefícios que elas podem proporcionar para o seu negócio.
Embora as feiras e o marketing digital permitam que você promova seus produtos e serviços, eles oferecem benefícios diferentes para o seu negócio. Aqui estão quatro principais benefícios de incorporar feiras em sua estratégia de marketing:
1. Encontre-se com clientes em potencial
As feiras de negócios podem dar à sua empresa uma oportunidade única de se encontrar pessoalmente com seus clientes atuais e potenciais. Ao se reunir com seus clientes pessoalmente, você pode:
- Receber e responder ao feedback do cliente
- Responda às perguntas dos clientes
- Explique os benefícios do seu produto e serviços
- Construa relacionamentos fortes com seus clientes
Durante uma feira, você pode conversar com clientes novos e atuais, permitindo que você use o feedback deles para entender melhor seus pontos problemáticos e melhorar seus produtos e serviços no futuro.
2. Aumente o reconhecimento da marca
Talvez um dos benefícios mais significativos de participar de uma feira é que ela pode aumentar o reconhecimento da sua marca . Sua empresa terá seu próprio estande ou espaço de exposição para expor seus produtos e serviços em uma feira.
Este espaço representará visualmente sua marca, completo com seu logotipo, cores da empresa e membros da equipe.
Como resultado, os participantes da feira verão e interagirão com sua marca, criando uma impressão duradoura em suas mentes e aumentando o reconhecimento e a conscientização da sua marca.
3. Analise a concorrência
É essencial manter o controle sobre seus concorrentes para aumentar suas vendas e receita, e as feiras podem fornecer uma excelente plataforma para analisar sua concorrência.
Você pode analisar quais estandes são os mais populares e como estão atraindo clientes. Você pode pesquisar seus concorrentes em feiras de negócios por:
- Observando como eles interagem com os clientes
- Olhando para seus produtos e serviços
- Analisando como eles comercializam sua marca e produtos para os consumidores
Ao acompanhar seus concorrentes durante as feiras, você pode seguir a liderança deles com estratégias bem-sucedidas e preencher quaisquer lacunas que possam estar faltando para atrair mais clientes e vendas.
4. Segmente leads de alta qualidade
Como muitos visitantes precisarão se registrar ou se envolver no setor de alguma forma, a maioria dos participantes da feira estará interessada em seus produtos e serviços.
Como resultado, você está se conectando com consumidores que estão procurando ativamente o que você oferece. As feiras oferecem uma oportunidade de gerar leads de alta qualidade para o seu negócio, para que você possa eventualmente transformar esses leads em conversões.